segunda-feira, 30 de junho de 2014

Educação das Meninas


Orgãos da CS devem criar programas de sensibilização sobre escolarização das meninas


Bissau, 30 Jun.14(ANG)- Os órgaos de Comunicação social guineense devem criar mais programas de sensibilização das populações sobre a escolarização das meninas, recomendaram Domingo os participantes do ateleir de reflexão sob o tema“Investir na escolarizaçao das meninas”.

A recomendação consta do documento final do encontro que decorreu nos dias 28 e 29 de Junho em Bissau, organizado pelo Sindicato de Jornalistas e Tecnicos da comunicação social (SINJOTECS) e financiado pela Plan Internacional no âmbito da Campanha Global da escolarizaçao das raparigas.

Os participantes no curso recomendaram aos órgãos de comunicaçao social a promoverem entrevistas, debates, reportagens com chefes religiosos, juristas e outros intervenientes no sector do ensino sobre escolarização das meninas e outras práticas nefastas.

A Identificaçao e divulgaçao nos órgãos da comunicação social das zonas com mais frequência da prática de excisao feminina, casamento forçado e  recomendaram as organizações da classe, nomeadamente a Rede de Jornalistas Amigo das Crianças (REJAMIC) e o SINJOTECS para, em colaboração com a ONG Plan Internacional, a organizarem eventos culturais de mobilizaçao das populaçoes na luta contra as práticas nefastas.

Pediram aos orgaos de comunicacão social a contribuirem na divulgação das políticas, estratégias e das leis que proíbem as práticas da mutilação genital feminina no país em línguas locais.

A facilitaçao das ONG,s na divulgação das suas atividades, a necessidade de abordagem da questão do género nos programas, bem como de produzir e difundir em línguas locais spots publicitários, atráves de mensagens uniformizadas foram outras recomendaçoes do Ateliê que congregou 20 jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social publico privado.

Ao longo do seminário foram abordados temas como “Política da Plan em matéria de promoção dos Direitos das Crianças”, “o papel da média na educação das meninas”, e “casamento forçado e mutilação genital feminino, suas consequências na vida das crinças”.


ANG/JD/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário