quinta-feira, 3 de março de 2016

Agricultura


Governo distribui 250 moto cultivadores aos agricultores 

Bissau, 03 Mar 16 (ANG) – O Governo distribuiu este fim-de-semana 250 moto cultivadores às associações dos agricultores de todas as regiões do país.

Segundo o Jornal Nô Pintcha no ato da distribuição, Carlos Correia, considerou  que, com  as moto cultivadores os beneficiários terão as possibilidades de aumentar o rendimento agrícola.

“Se cada maquina proporcionar a produção de 800 quilos de arroz, estes 250 moto cultivadores tornarão possível a produção de  cerca de dois mil toneladas de arroz”, disse.

Por sua vez, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, agradeceu aos parceiros do governo principalmente o Banco Mundial, na qualidade de impulsionador do projecto .

De acordo com João Aníbal Pereira, esta oferta pode diminuir o défice que o país tem na produção  de arroz, calculado entre 100 a 200 mil toneladas por ano.

O ministro da Agricultura  anunciou que brevemente a sua instituição vai lançar um programa intitulado”Agricultura é a nossa economia”, com apoio da FAO,  CEDEAO e DEAO, e que dentro de três meses pretende realizar grandes programas : a produção de arroz, pecuária e hortícola.

Informou que o governo ambiciona pôr fim ao défice de arroz na Guiné-Bissau dentro de cinco a dez anos.

Disse que o governo pretende acabar com a importação de cebola e batatas, enquanto que em relação a pecuária o país ira continuar a adquirir mais ovos, francos e carnes.

Aníbal Pereira pediu ao governo para dar mais apoios aos camponeses e as mulheres horticultoras.
Na ocasião  o Primeiro-ministro  inaugurou 11 escolas primárias no sector de Nhacra. 

ANG/JD/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário