terça-feira, 10 de maio de 2016

Laser

  Lançada primeira pedra para construção do Parque Urbano de Nbatonha

Bissau,10 Mai 16(ANG) - O Primeiro-ministro afirmou que a iniciativa de associar as celebrações dos 40 anos da parceira entre a Guiné-Bissau e a União Europeia  ao lançamento da primeira pedra para a construção do Parque Urbano de Nbatonha, em pleno centro da cidade de Bissau, constitui uma opção mais acertada daqueles que  idealizaram o “ambicioso projecto”.
Aspecto do Parque de Nbatonha

Carlos Correia que falava hoje na cerimónia do lançamento da primeira pedra para a construção do Parque Urbano de Nbatonha, disse que o projecto traduz e exprime as boas relações entre a Guiné-Bissau e a União Europeia.

"Aliás, o meu governo encara o relacionamento com a União Europeia não só como uma das prioridades e principais vertentes da política externa da Guiné-Bissau, mas como uma opção estratégica e privilegiada da sua cooperação rumo ao desenvolvimento", enalteceu o chefe do executivo.

Carlos Correia sublinhou que, com isso, é justo reconhecer que a União Europeia conseguiu afirmar-se sem sombra de dúvidas como o primeiro parceiro multilateral da Guiné-Bissau quanto ao volume e a previsibilidade de ajuda ao desenvolvimento.

O Primeiro-ministro disse, na ocasião, que o lançamento da primeira pedra para a construção do Parque de Nbatonha constitui mais uma aura de esperança na irredutível determinação do governo do PAIGC de trilhar os caminhos de construção do progresso e do bem estar social do povo guineense, justificando o mandato que lhe foi confiado no veredicto das urnas.

"Com esta obra fica cada vez mais provado que o governo, apesar de várias tentativas de obstrução, continua a afirmar-se como alternativa credível para guiar os destinos do povo guineense tal como plasmado no tão grande Plano Estratégico Terra Ranka", vincou.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Bissau explicou que o projecto da recuperação da referida zona húmida foi idealizada pela sua instituição e a ONG portuguesa Monte, no quadro das celebrações dos 40 anos da parceria entre a Guiné-Bissau e a União Europeia.

Adriano Ferreira informou que, com a conclusão da obra, a cidade de Bissau passará a contar, no seu centro, com um Parque Urbano de referência na Sub-Região, pensado não apenas para o laser dos seus munícipes mas também para a protecção dos animais que ali habitam, preservação do espaço verde e para a sensibilização e educação da população sobre a importância da protecção da natureza e da biodiversidade.

"A preservação de um ambiente respirável e saudável a ser implantado nos novos bairros a reconstruir é um dos objectivos do nosso mandato tal como a criação de solução realística e duradoira para a recolha e tratamento dos resíduos sólidos urbanos", disse.

Para o representante da ONG portuguesa, Monte, o Parque Urbano de Nbantonha  visa a criação de um espaço de natureza de lazer na cidade de Bissau.

Susana Gomes destacou que a União Europeia apoiou e acarinhou desde cedo a ideia da criação da Parque de Nbatonha  , no quadro do projecto denominado "Kau di Catchu ku Kau di Pecadur".

Disse que esse projecto abrange assistência técnica à Câmara Municipal de Bissau para o desenvolvimento de um modelo de gestão que permite garantir  sustentabilidade dos espaços públicos facilitando a sua replicação.

Susana Gomes informou que o projecto teve início em Setembro de 2015 e será concluído em Janeiro de 2017.

Explicou que o Parque Urbano de Nbatonha terá uma superfície de 2.5 hectares, acrescentando que a intervenção no referido espaço tem dois objectivos fundamentais, sendo o primeiro, a reabilitação da lagoa e segundo a criação de   espaço de laser na cidade de Bissau, que permita a prática desportiva, a interpretação da natureza, o recreio infantil ,entre outros.

Afirmou que terá ainda outras infra-estruturas como a cafetaria, uma pista de corrida, equipamentos de apoio a prática desportiva, parque infantil, etc.
ANG/ÂC/SG

 

  

Sem comentários:

Enviar um comentário